segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Nosso Outubro é Rosa


Segunda a Wikipedia: Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Mas o Outubro é muito mais rosa do que essa explicação 😉 Outubro Rosa é um movimento popular que ganhou força no mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. É um lembrete a TODAS as mulheres de que: Quem se ama, Se toca!

Você sabia que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil.. e o segundo que mais mata no mundo 😲 


O que é o câncer de mama? O câncer de mama começa com a divisão e a reprodução desordenadas das células das mamas, causando nódulos. Esse tipo de câncer tem cura, mas quanto antes for diagnosticado, maiores serão as chances de sobrevivência, por isso a importância do diagnóstico precoce.

Como posso notar alguma coisa? É muito importante que as mulheres, uma vez por mês, façam o autoexame da mama. O autoexame é importante para identificar nódulos. Esse procedimento é preventivo e deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual. É essencial estar atenta a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescentes ou não.

Para realizar o autoexame da mama é importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé ou deitada:

Frente ao espelho
Deve-se ficar nua  em frente ao espelho e observar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como inchaços, abaixamentos, saliências ou rugosidades.

Primeiro, deixar os braços para baixo, depois levantar os braços e observar as mamas; por fim, coloque as mãos apoiadas na bacia, fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Autoexame em pé
Em pé, o melhor momento é quando a mulher está no banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas.

Levante o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça e apalpe cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares. Repita este passo para a mama do lado direito.

Ao se apalpar é necessário que a mulher faça com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois pressiona-se os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido

Autoexame deitada
Para fazer o autoexame deitada é preciso deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, colocando uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ficar mais elevado e mais confortável. Apalpe a mama esquerda com a mão direita e depois faça o mesmo procedimento com a direita.

O autoexame é importante para que você conheça bem o seu corpo e possa perceber com facilidade qualquer alteração nas mamas mencionadas acima. No entanto, ele não substitui o exame realizado pelo médico. Nesse sentido, a mamografia é mais eficaz por detectar nódulos ainda muito pequenos, não perceptíveis pelo toque. 

Meninas, juntei algumas informações que achei de alguns sites, abaixo tem as fones dos site que usei. Acho importante insistirmos neste assunto pois ainda tem MUITAS MULHERES pegas de surpresa! Cuidem-se, compartilhem com as mulheres que vocês amam, compartilhem com as colegas de trabalho, mostrem ao mundo que vocês também estão fazendo... ISSO SALVA VIDAS!

Beijinhos com carinho 💜💛💕
Aline Peres

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Outubro_Rosa
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/cancer-mama.htm
http://www.imama.org.br/index.php/home

Nenhum comentário:

Postar um comentário